Exames Cardiológicos

A maior parte das informações que conduzem a um diagnóstico correto de uma doença cardiovascular são provenientes do exame clínico, em especial, a partir das informações obtidas através da anamnese (história clínica).Os exames complementares como o teste de esforço e o ecocardiograma, são complementares no contexto de uma avaliação cardiológica. O eletrocardiograma, que é o registro da atividade elétrica do coração em estado de repouso, é obrigatoriamente realizado em uma avaliação cardiológica inicial.
A importância da realização do check-up está atrelada a todas as áreas da medicina. Fazendo exames periódicos, as doenças são descobertas em sua fase inicial e já podem ser tratadas. Na cardiologia, essa necessidade torna-se ainda maior.

É importante que todos tenham uma periodicidade de realização dos exames, mas em particular homens e mulheres com mais de 45 e 55 anos de idade respectivamente, que tenham algum fator de risco para doença cardíaca. Pessoas com hipertensão arterial, dislipidemia, tabagismo, diabetes, histórico familiar ou praticantes de atividade física intensa devem manter seu check-up cardiológico de modo mais regular e em intervalos menores. Quem apresenta alguma doença cardíaca precisa passar por exames cardiológicos em média a cada seis meses e necessita de uma avaliação mais criteriosa.

O eletrocardiograma (E.C.G.) é o exame que avalia a atividade do músculo cardíaco e detecta possíveis alterações e distúrbios que possam comprometer a saúde. Mas, antes de optar pela realização periódica de exames, é importante destacar que a saúde depende de uma alimentação saudável, atividade física regular, abandono do tabagismo, controle da pressão arterial, da glicemia e do estresse.

Top